terça-feira, 12 de julho de 2016

Anabolizantes

Anabolizantes    


                                

São hormônios sintéticos fabricados a partir da testosterona, hormônio sexual masculino, e podem ser encontrados em forma de comprimidos, cápsulas ou injeções intramusculares. O uso influencia no aumento dos músculos, na força física e no ganho de resistência.

  •                  Efeito andrógeno: influencia nas características masculinas como mudança de voz, crescimento do órgão sexual, crescimento de bigode e barba, além de pelos nas axilas e áreas genitais, e agressividade.

·         Efeito anabólico: O desenvolvimento dos esteroides anabólicos teve como objetivo o aumento do efeito anabólico e a diminuição do efeito andrógeno. No entanto, não houve sucesso na tentativa de obter um anabolizante sem o efeito andrógeno.Os anabolizantes sintéticos são utilizados no tratamento de algumas doenças, porém, a maior parte dos usuários utiliza com o objetivo de aumentar a capacidade de treinamento (diminuição da fadiga), com consequente aumento da força física e da massa muscular. Entre os atletas profissionais, o uso dessa substancia caracteriza doping. O uso é maior entre os homens, mas o índice de mulheres usuárias de anabolizantes é crescente Os anabolizantes são encontrados como comprimidos, cápsulas e injeções intramusculares. Os usuários de anabolizantes podem desenvolver dependência.


O que você precisa saber :

O uso de anabolizantes gera efeitos colaterais, tanto em homens e mulheres, como:  aumento de acnes, queda do cabelo, distúrbios da função do fígado, tumores no fígado, explosões de ira ou comportamento agressivo, paranoia, alucinações, psicoses, coágulos de sangue, retenção de líquido no organismo, aumento da pressão arterial e risco de adquirir doenças transmissíveis (AIDS, Hepatite). 

No caso das mulheres, o uso de anabolizantes pode gerar características masculinas no corpo, como engrossamento da voz e surgimento de pelos além do normal. Além disso, aumento do tamanho do clitóris, irregularidade ou interrupção das menstruações, diminuição dos seios e aumento de apetite. 

  Nos homens, o excesso de anabolizantes pode causar aparecimento de mamas, redução dos testículos, diminuição da contagem dos espermatozoides e calvície. 

Em adolescentes, as consequências podem ser piores, como comprometimento do crescimento, maturação óssea acelerada, aumento da frequência e duração das ereções, desenvolvimento sexual precoce, hipervirilização, crescimento do falo (hipogonadismo ou megalofalia), aumentos dos pelos púbicos e do corpo, além do ligeiro crescimento de barba.
 O uso das injeções de anabolizantes esteroides pode levar ao risco de infecção pelo HIV e vírus da hepatite, se as agulhas forem compartilhadas.



           

Ouso de anabolizantes e o desenvolvimento do câncer


De acordo com o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo Câncer Center, Felipe Coimbra, os anabolizantes são um dos fatores de risco para os adenomas, tumores benignos do fígado com possibilidade de se tornar malignos. Além dos tumores hepáticos, os hormônios também estão relacionados com os cânceres de testículo, em homens, e de mama e endométrio, em mulheres. "O maior problema, na verdade, não é que o anabolizante é maléfico, mas o abuso e o mau uso podem ser prejudiciais, como acontece com qualquer outro medicamento".

Recomendação


A recomendação do uso de anabolizantes e hormônios é bem restrita e deve sempre ser feita por um especialista, como um endocrinologista ou ginecologista. "Nunca deve-se usar o anabolizante simplesmente pelo fator estético, pois além do desenvolvimento de doenças como o câncer de fígado, o consumo prolongado pode causar dependência psicológica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário